sábado, 31 de maio de 2008

Salve o Verde

Site Click Árvore Caramba. Há algum tempo atrás, mandei um email pros meus contatos fazendo propaganda do Click Árvore. Para quem ainda não conhece, trata-se de um site onde se pode plantar uma árvore por dia. A árvore será plantada em um dos locais cadastrados pelo projeto, que engloba vários estados brasileiros. A idéia é tentar reconstituir uma parte da Mata Atlântica. Das inúmeras pessoas, umas duas ou três continuam plantando as árvores diariamente. Na minha opinião, isso é preocupante. A humanidade entra praticamente diariamente na internet para conversar no messenger ou para olhar o email. Será que não poderia gastar alguns segundos para ajudar a plantar uma arvorezinha?

E vêm os discursos:

- Ih, esqueci...

Isso mostra o quanto que se pensa hoje em dia nas "causas sociais". Mas só se pensa. Muito papo e pouca ação. Todos têm na ponta da língua que temos que pensar no coletivo e blá-blá-blá. Mas não dá pra lembrar de plantar uma árvore num site?

- Ah, mas como eu vou saber que plantaram mesmo a árvore?

Putz! Essa é medíocre. O site é gratuito e só se leva uns segundos, como eu disse, pra plantar a árvore. Ele mostra o local onde será plantada a árvore e disponibiliza fotos do terreno e, posteriormente, as das mudas já plantadas. Mas, mesmo assim, se não mostrasse e daí? Não se perde absolutamente nada plantando virtualmente a árvore. Cada um faça a sua parte e se quiser fiscalize o projeto, mande emails pedindo maiores informações ou coisas do tipo. Mas faça alguma coisa, ora bolas.


Propaganda (re)feita. Prometo que não dói nada.

Toca viola
Toca viola, violeiro
Segura o ritmo
Segura o ritmo, batuqueiro
Entra na roda
Entra na roda, milongueiro
Pois estão chegando
Estão chegando os partideiros
Cantando assim:
Salve o Verde
Salve o Verde

Deus salve o Verde
Que o homem está acabando
E construindo o Cinza
Salve o Verde
Salve o Verde

Tá faltando grama nesse jardim
Tá faltando árvore nessa cidade
Tá faltando oxigênio nessa atmosfera
O que será, o que será, o que será,
o que será da biosfera?
O que será, o que será, o que será,
o que será da biosfera?

Salve o Verde
Salve o Verde
Salve o Verde

(Jorge Ben)

6 comentários:

Leleco disse...

bom andré, eu não sei não... eu entrei muito neste site, não esqueci não. é até um dos meus "favoritos" e toda a semana entro... mas não sei não, ando muito cético... eu que já não acredito no Estado "Demo"-crático de Direito, que fará nas "organizações Sociais de Direito Público" por aí, apoiadas por Ruralistas, Municípios, Petrobrás e Odebrecht... A Amazônia está à venda faz décadas... A mata atlântica desaparece todos os dias... sei não... parece até o discurso de que nós é quem temos de sair nas ruas combater os mosquitos e levantar as bandeiras brancas pela paz mundial... saneamento? reflorestamento? quem? hã? termino por aki, pq senão me alongarei demais na tragédia anunciada... Mas prometo continuar plantando mais mudinhas no canteiro internético, vai ver, cresce... xero no popô..

André disse...

Hum... Os discursos se repetem mesmo, Leleco. Mas o "nós temos que fazer a nossa parte" sempre estará valendo, senão não adianta fazer mais nada.
Beijão. =)

Anônimo disse...

Bom, aí vc imagina que, sem pensar no comentário pessimista do Léo - desculpa, aí!!! ;) - se é difícil o pessoal entrar em um site e dar um clic, quanto mais partir para ações mais concretas, como plantar vc mesmo uma árvore, reciclar o lixo, jogar lixo na lixeira, economizar água e energia e por aí vai...
Ontem mesmo, eu tava comentando com uma amiga que na minha casa a gente junta a roupa limpa pra passar ferro de uma só vez, pq gasta menos energia. A resposta:
- Ah, não, eu n ligo pra isso. Passo uma de cada vez pq é mais prático. Se guardar a roupa passada eu vou ter q passar de novo qd for sair...

Bom...
sem mais comentários...

André disse...

Pois é, Jackie.
Se a galera que se considera a "elite intelectual" pensa assim, o que é que a gente pode esperar do resto, né não? =S

Rosamaria Lucena disse...

Etchá...
Parece que o Léo está realmente pessimista por estes tempos, hein?

Pô, Dé...quero deixar aqui minhas sinceras desculpas..recebi seu email...plantei algumas árvores na época, mas acabei esquecendo mesmo..Mas pode deixar que não esqueço mais: virou página inicial =)

Bjos, pessoas! E desculpa o sumiço!

Leleco disse...

"pessimista".. "elite pensante".. hum.. tô bem então, hein?? hehehehe xêros..