quinta-feira, 19 de junho de 2008

Meus caros amigos

Hoje é 19 de Junho. Poderia ser também o Dia do Malandro. Uma homenagem pequenina à contribuição dele à nossa cultura, à nossa música e literatura. Bastante influenciado por João Gilberto, Noel Rosa, Tom e Vinícius, foi contemporâneo de Elis, Zimbo Trio, Menescal, Nara Leão, Jorge Ben, Sérgio Mendes e os Cariocas, entre tantos outros finos da bossa. Sem esquecer de Caetano e Gil, expoentes do tropicalismo... sem esquecer do eterno João Cabral de Melo Neto...

Suas letras transcendem épocas e sentimentos. De revolta, opressão, revolução, paixão, amor e desamor ...

Será que são canções desnaturadas? Não sei. São canções que da saudade dos nossos doze anos, que falam do trabalho de pedro pedreiro, ou então a imaginação do se eu fosse o teu patrão... são canções de olhos nos olhos... são retratos em preto e branco da nossa realidade...

Ah, o futebol... "para didi para mané, para pagão, para pelé e canhoteiro..."

Cheias de Partidos Altos, este tricolor carioca deixa diversos refrões para os militantes de 64 e para os guris que militam na roda viva que dura até hoje. A Lua Cheia vem animar a construção de nossos dias...

São grandes circos místicos isso, o são... depois de jogar pedra na Geni, temos até o casamento dos pequenos burgueses?!

Cá entre nós, trocando em miúdos, é inegável que nossas moças tão diferentes, aliás, nós ficamos diferentes ao escutar a Construção, de 71; ou Morte e Vida Severina, de 77; ou a linda ópera do malandro, de 79; e vemos o quanto ficamos cheios de ginga, de embolada, cheia de açúcar, mas com muito afeto.

Bye, Bye, Brasil tem Maceió e tudo, até as morenas de Angola... Ah, Lígia... Ah, Beatriz...

Eu gostaria apenas de fazer essa lembrança a estas tantas palavras Juninho da Adelaide, que percorrem diariamente minhas playlists, em tempos de sol ou de chuva. A todos que já escutaram e que já disseram eu te amo... Sim, e com isso, vou levando.. vai passar e eu vou viver de amor.

Tá, eu sei. Ele é Fluminense. Mas leva o neto rubro-negro ao Maraca. Isso é legal. Quem não ia querer um avô desses?

Pois É
, Eu acho impossível escolher uma. Mas vou deixar uma de tantas que adoro (ô escolha infame...)

Estava à toa na vida, O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar, Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida, Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar, Cantando coisas de amor

O homem sério que contava dinheiro parou, O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou, Para ver, ouvir e dar passagem

A moça triste que vivia calada sorriu, A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou, Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

Estava à toa na vida, O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar, Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida, Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar, Cantando coisas de amor

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou, Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela, Pensando que a banda tocava pra ela

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu, A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou, Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Mas para meu desencanto, O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar, Depois que a banda passou

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor...

5 comentários:

André disse...

Bom, então...
Feliz Dia do Chico Buarque atrasado! =)

Leleco disse...

ô meu maromba, esqueci de lhe pedir ontem.. me empresta o CD do Zeca q vc retratou ser o seu novo crássico?? Ah! cara, recomendo: Moinho da Bahia, já escutou?? Emanuelle Araújo (aquela que fazia propaganda da Insinuante, depois foi ser vocalista da Banda Eva), Lan Lan (a percussionista de Cássia Eller e de taaantos outros por aí) e Toni Costa (um carinha bonzinho q toca com montão de gente). CDzinho bom cara, com alguns sambas de compositores baianos, mais antigos... escute, depois me diga... O CD da Scarlett Johanson é ruim.. muito ruim.. não gostei mesmo... e o CD do Gil é mais ou menos pra menos... escute, afinal, eu sei q tú é mais chato q eu no quesito "música"... xêro

Leleco disse...

ahhhh!! Teatro Mágico em Maceió, dia 11/07 no orákulo! bora? gente, o canto é ruim, mas bora? Nunca escutou? baixe no tramavirtual, depois me diga..

Carola Guimarães disse...

O cara realmente é mt bom! ^^

Ahhh Lelecoo! Tenho franjinha não! :P
nem uso rímel! =D
Só minha mente q tah "ematizando" auhahuahu...
Me procura no orkut...

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=7475901499465083543

Ou vê lé no garagem...

www.garagem.com.br/LoLiNhA
xD

;*

Rodrigo disse...

Que tal parceria?

www.mp3sa.blogspot.com


Teatro


\o/\o/\o/


Adoro